Foto nº 1 > Fachada do Palace Hotel Monte Real, obra dos arquitectos Korrid, pai, Ernesto Korrodi (1870-1944), e filho. Korrodi tem vasta obra espalhada pelo país, e em em especial na região de Leiria, sendo um dos paladinos da "arte nova" em Portugal. O hotel e as termas de Monte Real conheceram a sua idade do ouro sob a liderança do proprietário, industrial, escritor e político leiriense Olimpio Duarte Alves (, pai no nosso camarigo Joaquim Mexia Alves).
Foto nº 2 > O Manuel Lopes (ou Manuel Kambuta Lopes), em primeiro plano, à esquerda, a "indicar a picada" até á majestosa escadaria do hotel onde o pessoal tirou a "foto de família"
Foto nº 3 > Tirando o Joaquim Mexias Alves, não consigo identificar os restantes 3 elementos. (Ajuda do Miguel Pessoa: "À esquerda é o Luís Lopes Jorge, presença regular na Tabanca do Centro, que durante o almoço teve uma animada conversa com o Virgínio Briote. Foi inscrito por mim, e estava feliz por participar no Encontro. À direita, escondido, está o Carlos Vinhal.").
Foto nº 4 > Da direita para a esquerda: Joaquim Mexia Alves, JERO, Carlos Vinhal e Miguel Pessoa
Foto nº 5 > Da esquerda para a direita: Joaquim Mexia Alves, Carlos Vinhal, José Fernando Delgado Mendonça e Jorge Ferreira (, estes dois últimos "periquitos" nestas andanças; e os dois primeiros. membros da comissão organizadora do encontro).
Foto nº 6 > O pessoal em amena conversa, à entrada do hotel
Foto nº 7 > As nossas "caras metade"... Sempre, sempre ao lado dos seus bravos...Já mereciam uma estátua em Monte Real, ao fim destes anos todos...
Foto nº 8 > Cinco membros da Tabanac Grande: da esquerda para a direita, Francisco Silva, Manel Joaquim, Dina Vinhal, Carlos Vinhal e "alfero Cabral"
Foto nº 10 > Da esquerda para a direita, JERO ("o último monge de Alcobaça"), o Jorge Rosales ("régulo" da Tabanca da Linha) e o Rui Pedro Silva Rui Pedro Silva, membro nº 666 da nossa Tabanca Grande, desde 12/9/2014, ex-alf mil, CCAÇ 3347 (Angola, 1971), ex-ten mil, BCAÇ 3840 (Angola, 1971/72), e ex- cap mil, CCAV 8352 (Guiné, Caboxanque, 1972/74).
Foto nº 11 > Com a praia da Vieira ali perto, não podiam faltar os tradicionais "jaquinzinhos" (à revelia da ASAE e dos "euroburocratas" de Bruxelas que "mandam" na nossa terra...)... Mas estes, podemos, garantir tinham as "medidas legais"...
Foto nº 12
Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 >
Fotos: © Manuel Lopes (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].
1. O Manuel Lopes (também conhecido por Manuel Kambuta dos Dembos ou Manuel Kambuta Lopes) é membro da Tabanca do Centro.
Colabora na revista Karas de Monte Real (de que é editor o Miguel Pessoa) e no blogue da Tabanca do Centro. É uma figura muito popular entre os camarigos do Centro, vive em Monte Real, e foi combatente em Angola.
Participou no nosso XII Encontro Nacional, ele e a esposa Hortense (foto à esquerda, cortesia da Karas, nº 10, janeiro de 2017), e estava manifestamente radiante por nos fazer companhia. Através do Miguel Pessoa, fez-nos chegar umas três dezenas de fotos de que selecionámos esta dúzia. Para ele e para a Hortense (na foto nº 7, a falar com a Giselda) vai o nosso abraço camarigo,
_____________
Nota do editor: