Quantcast
Channel: Luís Graça & Camaradas da Guiné
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11961

Guiné 61/74 - P17584: (De) Caras (90): Carteiro aéreo... à força!... Apanhei um susto para o resto da vida, quando numa DO 27, em que ia à boleia, fui eu a largar o saco do correio sobre o aquartelamento de Porto Gole (Ernestino Caniço, ex-alf mil cav, Pel Rec Daimler 2208, Mansabá, Mansoa e Bissau, 1970/71)

$
0
0
1. Mensagem de Ernestino Caniço [ex-alf mil cav , cmdt do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá, Mansoa e Bissau, 1970/71; hoje médico, vive em Abrantes]


 Data: 14 de julho de 2017 às 13:29

Assunto: Aerogramas


Caros amigos:

Votos de ótima saúde.

Sobre o tema aerograma, em inquérito on-line (*)m  ocorre-me contar um episódio no qual fui interveniente.

Como o Carlos se lembrará, (estivemos ambos em Mansabá),  o meu pelotão Daimler estava dividido em dois aquartelamentos, Mansabá e Mansoa. 

Após alguns meses (cerca cinco) em Mansabá, fui para Mansoa. Face ao perigo das emboscadas, sempre que possível o correio era transportado por via aérea.  Quando estava em Mansoa fui várias vezes a Mansabá aquilatar as ocorrências do Pelotão. 

Numa dessas deslocações aproveitei a "boleia" da avioneta DO [27]. Nessa viagem, além do piloto, ia o comandante do batalhão,  Tenente Coronel Chaves de Carvalho, à frente, e, nos bancos laterais ia eu próprio e o Padre Zé Neves (presentemente nas Missões da Consolata em Moçambique)

Passámos por Porto Gole, a DO aproximou-se da pista e eu larguei o saco do correio. Logo se elevou, voando em círculo alargado com o piloto puxando energicamente a alavanca situada ao centro.

Imaginem o pânico que eu senti durante meio (?) minuto  em que a DO subia cada vez mais e o capim ficava cada vez mais longe. Lá vai o Caniço pró c…!,   foi o pensamento natural. De imediato pensei: está aqui o Padre Zé, Deus vai-nos safar!

Mal concluía o pensamento e... logo a alavanca se desencravou!

A interpretação fica ao critério de cada um.

Mais tarde vim a saber pelo piloto, que a avioneta tinha uma tal "démarche" que permitia a sua aterragem sem perigo.

Mas o pânico ficou,  e por muitos anos, sendo que alguns resquícios ainda permanecem.

Curioso, hoje tenho um filho que é piloto comandante da TAP.

Um abraço e a continuação de ótima saúde. (**)

Ernestino Caniço
__________________

Notas do editor:


(**) Último poste da série > 14 de julho de 2017 > Guiné 61/74 - P17583: (De) Caras (89): Gente boa, brava e chã da Tabanca dos Melros em dia de apresentação das "Memórias Boas da Minha Guerra", volume II, do José Ferreira: restaurante "Choupal dos Melros", Fânzeres, Gondomar, 8 de julho de 2017 - Parte I (Fotos e texto: Luís Graça)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 11961


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>