Foto nº 1
Foto nº 2
Foto nº 3
Foto nº 4
Foto nº 5
Foto nº 6
Foto nº 7
Foto nº 8
Foto nº 9
Foto nº 10
Foto nº 11
Foto nº 12
Foto nº 13
Foto nº 14
Lisboa > Casa do Alenteho > 21 de outubro de 2017 > Sesssão de apresentação do livro do José Saúde, "AVC- Recuperação do Guerreiro da Liberdade" (Lisboa, Chiado Editora, 2017).
1. O nosso camarada José Saúde, ex-fur mil op esp/ranger, CCS / BART 6523, Nova Lamego/Gabu, 1973/74, natural de Vila Nova de São Bento, Serpa, a viver em Beja, é uma figura popular na sua terra e na sua região, é um amigo do seu amigo, um camarada do seu camarada. Não admira, por isso, que ele tenha conseguido, mais uma vez, encher o salão da Casa do Alentejo, no passado dia 21, sábado, na sessão de apresentação do seu último livro (fotos nºs 3, 4, 5, 6).
De Serpa e de Beja trouxe também dois grupos que animaram a festa: o Grupo Musical Os Alentejanso (foto nº 7) e o Grupo Coral Os Desassossegados (fotos nºs 13 e 14). Da sua atuação, temos registo em vídeo, que apresentaremos noutro poste.
Dos nossos camaradas presentes, recordo-me de ver e de estar com o José Martins, o José Colaço, o Juvenal Amado, o Luís R. Moreira e a sua companheira, Irene (foto nº 9, em segundo plano), o Manuel Joaquim esposa, o Fernando Calado e a esposa (Dra. Rpsa Calado, da direção da Casa do Alentejo, com o pelouro da cultura) (foto nº 8), e ainda o Manuel Oliveira Pereira, que veio de propósito, de comboio. de Ponte de Lima: é amigo da Luisinha, a esposa do José, antogos colegas de trabalho (foto nº 10)... Além da Alice Carneiro, que acompamhou o Luís Editor, nosso editor [foto nº 2, de costas, vendo a exposição de Silva Júnior (1868-1937), o arquiteto da remodeção e decoração do Majestic Club, antepassado da Casa do Alentejo (foto nº 1).
Estava longe de imaginar que iria encontrar, aqui, na Casa do Alentejo, o Manuel Oliveira Pereira (ex-Fur Mil da CCAÇ 3547 - "Os Répteis de Contuboel", Contuboel, 1972/74). Foi um dos participantes do histórico I Encontro Nacional da Tabanca Grande, em 2006, na Ameira, Montemor-O-Novo, E não sabia que ele era de Ponte de Lima e vizinha do também nosso camarada e amigo, Mário Leitão.
A apresentação do livro esteve ao cuidado do nosso editor Luís Graça. A sessão foi presidida pela dra. Rosa Calado que aproveitou o ensejo par nos dizer duas palavras sobre a história daquela casa, que é o orgulho dos alentejanos.
______________
Nota do editor:
Último poset da série > 25 de outubro 2017 Guiné 61/74 - P17904: Agenda cultural (600): lançamento do livro "Aristides de Sousa Mendes: memórias de um neto", de António Moncada S. Mendes. Lisboa, 31 do corrente, 3ª feira, às 18h30, no Salão Nobre do Palácio da Independência. Apresentação a cargo da historiadora Irene Pimentel.