Foto nº 1
Foto nº 2
Lourinhã > Zambujeira e Serra do Calvo > 31 de agosto de 2015 > Homenagem aos combatentes da Zambujeira e Serra do Calvo >
Em dia de festa (foto nº1: o arco festivo mais alto da região), passei por lá e fiquei agradavelmente surpreendido com este painel de azulejos de homenagem aos combantentes da guerra do ultramar (Foto nº 2), destas duas terras, hoje pegadas, e que fazem a sua festa anual em conjunto. Acabei de tirar estas duas fotos à hora do jantar, ao lusco-fusco. Desconhecia a existência do monumento. Vou tentar saber mais pormenores.Sei que fica junto à Associação Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Zambujeira e Serra do Calvo, em Zambujeira, e foi inaugurado em 5 de outubro de 2013.
O painel representa a despedida e o embarque de soldados para o ultramar, no T/T Niassa. A quadra do lado esquerdo diz o seguinte: "Adeus terras da Metrópole / Que eu vou pró Ultramar / Não me chorem mas alegrem / Que eu hei de regressar".
Da Serra do Calvo, é o meu amigo de infância, que reencontrei ontem: esteve em Moçambique, durante a guerra colonial, e vive hoje no Brasil. É autor de "Diário de um combatente: nas sendas da floresta" (Lisboa, Chiado Editora, 2013, 422 pp., preço de capa 14 €).
Fotos (e legendas): © Luís Graça (2015). Todos os direitos reservados
______________
Nota do editor:
Último poste da série > 29 de agosto de 2015 > Guiné 63/74 - P15051: Memória dos lugares (316): Serra de Montejunto, o moinho de Aviz, de Miguel Luís Evaristo Nobre (Vilar, Cadaval) - Fotos de Luís Graça, II (e última) parte