Quantcast
Channel: Luís Graça & Camaradas da Guiné
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11961

Guiné 63/74 - P15488: Álbum fotográfico do Manuel Coelho (ex-fur mil trms, CCAÇ 1589 / BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68): estava em Bissau quando chegou, em visita oficial, o então presidente da república, alm Amércio Tomás, em fevereio de 1968

$
0
0

Fotop nº 8 > Guiné > Bissau > Fevereiro de 1968 > Palácio do Governador > O presidente Américo Tomás, tendo à sua direita o ministro do ultramar, Silva Cunha, cumprimenta, um representante da comunidade local [, possivelmente o deputado Pinto Bull]


Foto nº 1 > Guiné > Bissau > Fevereiro de 1968 > Praça do Império e Palácio do Governador > A população da cidade, com cartazes com dizereres como "Viva Portugal", aguarda a chegada do "homem grande" de Lisboa, que acabava de desembarcar do N/M Funchal, vindo de Cabo Verde.



Foto nº 6 > Guiné > Bissau > Fevereiro de 1968 > Praça do Império e Palácio do Governador >  Mais um aspeto da multidaão que se concentrou para dar as boas vindas ao presidente Américo Tomás


 Foto nº 2 > Guiné > Bissau > Fevereiro de 1968 > Praça do Império >  As "forças vivas" da província, com os régulos à frente (1)


Foto nº 3Guiné > Bissau > Fevereiro de 1968 > Praça do Império >  As "forças vivas" da província, com os régulos à frente (2)



Foto nº 5 Guiné > Bissau > Fevereiro de 1968 >  Visita do presidente da república > A criançada correndo atrás do cortejo automóvel

 Foto nº 7 > Guiné > Bissau > Feevereiro de 1968 > Praça do Império  >  Visita do presidente da República > Dançarinos balantas



Foto nº 4 > Guiné > Bissau > Fevereiro de 1968 > Praça do Império  >  Visita do presidente da República >  Coro feminino fula



Foto nº 10 > Guiné > Bissau > Fevereiro de 1968 > Frente ao palácio do Governador...

 
Foto nº 9 > Guiné > Bissau > Fevereiro de 1968 > Frente ao palácio do Governador... Quando o cigarro, em cerimónias oficiais, não social e politicamente incorreto...


Guiné > Bissau > Praça do Império > Fevereiro de 1968 >  Palácio do Governo e Praça do Império >  Visita do presidente da República, alm Américo Tomás, acompanhado do Ministro do Ultramar, Silva Cunha. Era então governador da província e com-cehefe o gen Arnaldo Schulz, em final de mandato. O nosso camarada Manuel Coelho estava lá, de máquina em punha, em final de comissão. E quis partilhar connosco estas imagens que têm as leituras que cada um quiser dar.


Fotos: © Manuel Coelho (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem; LG]


1. Fotos do álbum do Manuel [Caldeira] Coelho (ex-fur mil trms, CCAÇ 1589 / BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68)].


O então presidente da república, alm Américo Tomás iniciou, em 2 de fevereiro de 1968,  uma visita oficial às "províncias ultramarinas" de Cabo Verde e da Guiné.

Chegou a Bissau, no N/M Funchal  e foi recebido, no palácio do governador e na praça do Império, a "sala de visitas" da capital, com as honras que lhe eram devidas. O Manuel Coelho, misturado na multidão e no grupo dos fotojornalistas que fizeram a cobertura do evento, registou, para a posteriudade, alguns aspetos da manifestação popular de boas vindas e de apoio. Não faltaram os régulos, fardados a rigor, bem como grupos de músicos e dançarinos que mostravam a diversidade étnica da Guiné (mulheres fulas, homens balantas)... Naturalmente, que o regime da época quis tirar os dividendos políticos (e até dipomáticos) do sucesso desta visita, reafirnando o "patriotismo dos guinéus" e o repúdio pelo terrorismo do PAIGC. A conjuntura político-militar era então delicada: Salazar ainda estaria no poder, até ao fatídico dia 3 de agosto de 1968, quando cairá da famigerada cadeira, no forte de Santo António, no Estoril, em período de férias. Portugal estava cada vez mais isolado no seio das Nações Unidas. E a herança (militar) de Schulz não era famosa. Seria substituída por Spínola, dentro de poucos meses.

Há, no sítio do Arquivo Histórico Ultramarino, mais de 1400 fotos desta visita [a Cabo Verde e à Guiné], da autoria do fotógrafo Firmino Marques da Costa, da Agência Geral do Ultramar. Podem ser visualizadas aqui

Nas  fotos relativas à Guiné podemos ver os cartazes de saudação do pessoal do porto de Bissau. A multidão encheu a praça do Império, empunhando cartazes de apoio à política ultramarina do Governo. No palácio recebeu os cumprimentos, entre outros,  de uma comitiva com a comunidade muçulmana. Noutra foto vemos Américo Tomás e Arnaldo Schulz recebendo as saudações dos clubes desportivos. Sabemos que houve  também missa e procissão, que partiu da catedral de Bissau, e onde se integrou o chefe de Estado. Enmfim, o cerimonial do costume, nestas visitas... Há também imagens de alguns locais no interior (por exemplo, Bafatá), se bem que as legendas sejam muito lacónicas e imprecisas.


2. O Manuel Coelho mandou-nos estas fotos há já alguns dias, e só as podemos publicar hoje por falta de tempo para as editar... Entretanto, no passado dia 9 recebemos a seguinte mensagem:
 Caros Editores do Blogue, enviei algumas fotos de quando Américo Tomás visitou a Guiné, mas
pensando melhor, e dado que ainda não foram publicadas no blogue, é melhor ficar sem efeito essa publicação,  pois dá uma certa aparência de louvor à mesma  visita, o que não é minha intenção.
No entanto ficam essas fotos em vosso poder para utilizarem como melhor entenderem.


Com amizade,
abraço, Manuel Coelho

A nossa resposta, de imediato,  foi a seguinte:

Manel, acuso a receção das fotos.. Obrigado, pela tua generosidade e gentileza... Vamos publicá-las, pois claro, têm muito interesse diocumental,,., A guerra já acabou, já não há mais propaganda, de um lado e do outro... Queremos agora recordar, compreender, explicar, dar a conhecer, divulgar... Fica descansado, faremos bom uso deste teu precioso material, e dando-te todos os créditos fotográficos... Um alfabravo fraterno. Luis.

Mais recentemente ele mandou-nos este recorte, digitalizado, de uma carta que deve ter mandado para a metrópole para os pais ou amigos,  com o seguinte teor:



Transcrição: 

"Cá [, em Bissau,] assisti à visita do sr. Presidente da República e tirei alguams fotos (poucas) em que aparaecde ele e os "Granjolas" e outras onde aparece o povo aglomerado em frente do Palácio do Governador. Tive de me misturar com aqueles profissionais dos jornais e rádios, lá consegui furar até eles, bastante  perto das entidades todas. Depois verão a reportagem".


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11961


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>